Publicidade

Por Allan Melo; Por TechTudo


Se você ainda não é adepto dos HD externos para carregar seus arquivos por aí, ao adquirir um você rapidamente se perguntará como pode ficar tanto tempo sem um gadgets desses. Há modelos deles para todos os gostos, com cores, tamanhos e desempenhos diferenciados, mas geralmente a escolha por um HD compacto é a mais atrativa entre quem não tem um objetivo específico (com algum valor de capacidade predeterminado ou modelo e fabricante indicados por alguém).

Então se a sua aposta é em gadgets compactos, saiba que a Lacie lançou um HD externo que, segundo eles, é o menor do mercado - com 2,5 polegadas, apenas - e o nome dele é Rikiki.

HD ultra-compacto LaCie Rikiki (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Design

Ainda dentro da embalagem, o HD Rikiki chama a atenção pelo seu tamanho reduzido e pela sua visível robustez, dado o material usado em sua construção. Entretanto, sua embalagem não possui nenhum indicador de que o acessório é, de fato, um HD externo. Em uma loja, a não ser que ele realmente esteja em uma área dedicada a esse tipo de gadget, você dificilmente entenderá de primeira o que ele é - ou o que se propõe a fazer.

Sabendo do que se trata e já fora da embalagem, fica fácil avaliar a sua beleza - que é estonteante, por sinal. Sua construção minimalista, com apenas um indicador de status de LED e a entrada mini USB, e a cor preta, puxada ao grafite pela reação natural ao alumínio, trazem um ar bem moderno e discreto ao gadget, que também é leve como um celular.

Por sua carcaça, o único ponto preocupante percebido são as suas pontas, que, devido ao material utilizado em sua fabricação, se for mal armazenado em uma mochila, por exemplo, podem perfurar o tecido ou arranhar outros acessórios em volta. Por outro lado, a ausência de cooler para resfriamento e a sua operação silenciosa fazem valer a pena a sua compra.

Visão superior e lateral (Foto: DIvulgação) — Foto: TechTudo

Conexão

Ao ser plugado no computador com o pequeno cabo de 10cm - tamanho inconveniente, já que é impossível não manté-lo pendurado quando conectado a uma das portas USBs do gabinete -, o Windows rapidamente reconhece o novo acessório, sem problemas (o que é uma tremenda vantagem, eliminando a necessidade de ficar carregando CDs com drivers, como alguns modelos da concorrência).

Ao acessá-lo pela primeira vez, um aplicativo de fábrica te dará algumas opções de formatação e particionamento do HD - que podem variar de acordo com o seu sistema operacional ou a sua preferência pessoal, respectivamente. O processo todo é rápido e satisfatório. Uma vez configurado e operante, eis que o HD mostra o seu real valor.

Desempenho

Seu desempenho é compatível com o que ele se propõe - que é a de utilizar o padrão USB 2.0. A velocidade de transferência é levemente mais rápida que a de um pen drive normal, mas o Lacie peca por não adotar o USB 3.0 ou o esquema de alimentação secundária, com duas entradas USBs separadas, para tentar aumentar o seu desempenho.

Em média, como percebemos nos testes, a transferência de arquivos sem o recurso de aumento de velocidade foi de 1,5 Gb por minuto. De certa forma a velocidade é boa. Por outro lado, a tarefa de tentar encher todos os seus seus 320 Gb de espaço deve demorar.

Para tentar melhorar o desempenho, a LaCie embutiu um software - denominado USB Speed Boost - para otimizar a transferência de dados. O aumento não é significativo para pequenos arquivos, já que o ganho é de cerca de 15%, mas vale a pena instalá-lo nos computadores mais utilizados pelo usuário.

Comparativo de tamanho do HD LaCie Rikiki (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Cloud computing

Um diferencial deste HD da Lacie é o serviço WUALA - Secure Online Storage +10GB, fornecido pela própria fabricante. Apesar da dificuldade de integração e da ausência de facilidades, se comparado aos seus concorrentes mais experientes (como o Dropbox ou o ZumoDrive), o serviço da Lacie faz o que promete: 10 Gb de armazenamento na nuvem. Considerando que você já esteja comprando um HD externo para ter portabilidade, é difícil entender direto o porquê de eles oferecerem um serviço desses. Fica como brinde.

Ficha técnica

Tabela

Interface de Comunicação USB 2.0
Capacidade 320 Gb, 500 Gb, 640 Gb
Velocidade de transferência 480Mbits/s (60MB/s)
Requisitos mínimos Porta USB 2.0 Windows XP, Vista, 7 ou Mac OS X 10.5 600Mb de espaço no disco
Tamanho 109.7 x 75 x 13.4 mm
Peso 158 g
Garantia 2 anos de fábrica
Itens inclusos HD Lacie Rikiki 1 cabo com entrada miniUBS / USB 2.0
8

Design
8
Funcionalidades
9
Desempenho
6
Custo-benefício
9

Prós

  • - Carcaça de alumínio.
  • - Ultra-compacto.
  • - Leve e silencioso.
  • - Ausência de CDs com drivers.

Contras

  • - Cabo de conexão muito curto.
  • - Bordas pontiagudas.
  • - USB 2.0.

Mais do TechTudo