Publicidade

Por Ricardo Fraga; Para O TechTudo


A Apple patenteou, recentemente, um novo método muito interessante que promete tornar a maneira que os usuários transferem arquivos entre equipamentos muito mais agradável.

Quem nunca sonhou em poder transferir arquivos entre equipamentos eletrônicos com a mesma facilidade que transferimos um objeto de uma mesa para outra? A Apple não somente pensou nisso, como patenteou a sua mais nova ideia.

Registro de patente da Apple (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Similar ao que pode ser feito com o Bump, que permite a troca de arquivos apenas segurando os aparelhos com iOS um ao lado do outro, a nova patente permite que o usuário “despeje”, em um iPad, arquivos contidos no iPhone, tudo isso através de simples “gestos metafóricos”. O novo método, que existe graças aos sensores de movimento encontrados nos gadgets da empresa da maçã, vai muito além da simples transferência de arquivos.

Segundo a patente, através da combinação de gestos que são reconhecidos pelos dispositivos, o usuário poderá transferir arquivos para uma determinada direção, sem a necessidade de uma real aproximação. Assim, caso haja vários gadgets em um mesmo ambiente, será possível enviar informações para um dispositivo específico, controlando inclusive a velocidade de transferência através dos gestos.

A patente conta, ainda, com um sistema de imagens animadas que simularão, na tela dos equipamentos, o movimento realizado pelos arquivos. Há a menção, inclusive, a algo similar com um efeito de vácuo.

Obviamente, não é pelo fato de a empresa ter patenteado tal método que, em breve, teremos tal tecnologia em nossas casas. Mas seria surreal poder transferir arquivos assim, não acham?

Mais do TechTudo