Publicidade

Por Ricardo Fraga; Para O TechTudo


Com a intenção de garantir a segurança de seus usuários conta malwares, spam e phishing, o Google removeu, dos resultados de pesquisa, mais de 11 milhões de sites cuja terminação era co.cc.

Nova interface do Google (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Sempre com o objetivo de oferecer os melhores resultados de pesquisa, o Google vem aperfeiçoando o algoritmo de pesquisa para dar, aos usuários, a melhor experiência possível ao realizar uma busca. Mas a empresa não está preocupada somente com isso.

Por considerar potencialmente perigosos aos usuários do Google Search e para dar uma maior segurança para quem faz uso do mecanismo de pesquisa da empresa, o Google decidiu remover, dos resultados de busca, mais de 11 milhões de subdomínios cuja terminação é co.cc.

Pertencente a uma empresa coreana que disponibiliza os subdomínios gratuitamente, o co.cc é oferecido de forma que qualquer pessoa possa criar o seu próprio domínio na internet, mas, por ser gratuito, tem sido utilizado em larga escala por usuários cujos objetivos são disseminar pragas virtuais.

Mesmo que a intenção de proteger os seus usuários seja a melhor possível, certamente a atitude do Google não será vista com bons olhos por muitos. Tratando-se do maior buscador de internet mundial, este tipo de atitude poderá vir a ser interpretada como um abuso ao definir, por seu livre critério, quais sites podem ou não aparecer no mecanismo de pesquisa.

Com o bloqueio realizado pela gigante das buscas, é provável que os disseminadores de pragas procurem outros hosts gratuitos para hospedar as suas armadilhas. Caso o Google decida seguir com esta guerra, veremos, muito em breve, outros serviços de hospedagem gratuita sendo retirados do mecanismo de pesquisa da empresa de Mountain View, além do bloqueio de domínios com a terminação .ru, mundialmente conhecidos pela propagação de vírus e spam.

Mais do TechTudo