Publicidade

Por Arize Oliveira; da Redação


Assim como nós já explicamos em outros posts, existe uma sutil diferença entre plugins e extensões para Firefox. Ao contrário dos plugins, as extensões ou add-ons do Firefox não impedem a visualização de uma página caso não sejam instaladas.

Ou seja, os complementos para Firefox são programas feitos para adicionar recursos e não necessariamente suprir uma necessidade geral. Essas extensões para o Firefox servem para criar ou modificar alguma funcionalidade.

Essas funcionalidades podem envolver personalização do Firefox ou mesmo barras, temas e mecanismos de busca para facilitarem o uso do navegador. Muitos problemas podem ser resolvidos a partir de uma add-on do Firefox.

Saiba quais são os melhores plugins para Firefox (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Por exemplo, se você costuma fazer vários downloads simultâneos, pode ficar confuso para saber se um já acabou ou se outro já começou. E nesse caso, para gerenciar seus downloads, existe uma extensão do Firefox chamada DownThemAll!.

E mesmo que não seja um problema, existem add-ons que facilitam tarefas. Um bom exemplo é a extensão Awesome Screenshot. Essa add-on do Firefox permite que você faça capturas das páginas abertas no seu navegador e insira anotações na mesma janela.

No final do ano passado, nós fizemos um top com as melhores add-ons daquele momento. Aqui nesse post, você irá conferir outro top dos melhores complementos para Firefox. Dessa vez, a seleção privilegiou os complementos mais úteis para facilitar sua navegação.

Esse programa é capaz de melhorar razoavelmente o desempenho do Firefox. O Firefox Booster é capaz de deixar o Firefox mais rápido, o que deixa sua navegação no browser ainda melhor.

Você pode usar o navegador que preferir, mas vale lembrar que o Google Chrome é um dos navegadores mais rápidos atualmente. A tecnologia que o browser possui é tão interessante que a Google disponibilizou uma extensão para o Internet Explorer.

Ainda assim, se a sua opção de navegador é o Firefox, aproveite esse complemento e acelere a velocidade de processamento nas páginas do seu navegador Mozilla. Se você ainda tem dúvidas entre os dois navegadores, dê uma olhada no post Firefox x Chrome: A batalha definitiva pare decidir o melhor navegador

Esse complemento ajuda os usuários do Firefox a alterar o comportamento das abas. Abrir várias abas em uma mesma janela pode otimizar sua navegação no Firefox. Mas pode ser que você se perca no meio de tantas abas abertas.

Para organizar suas abas, o Tab Mix Plus controla as guias da janela para você. É possível duplicar abas, abrir abas que você já fechou, exibir as abas como se fossem slides, juntar abas de várias janelas em uma só, congelar uma aba e muito mais.

O Session Manager possui basicamente a mesma utilidade do Tab Mix. A vantagem dessa extensão é que ela não traz tantas opções e concentra as ferramentas nas tarefas mais procuradas para controle de abas.

Ao entrar na opção “Gerenciamento de Sessões” você define as configurações do programa. Uma das melhores vantagens desse complemento é a restauração de abas que foram fechadas recentemente.

Essa função é parecida com a do Google Chrome. Quando você fecha uma janela sem querer ou então lembra que precisa acessar novamente o site que você já fechou, não precisa mais lamentar e ficar procurando no histórico. Com o Session Manager fica bem mais fácil ter suas páginas restauradas.

2 - Ubiquity

Ubiquity permite controle do Firefox por atalhos no teclado (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Com esse complemento, será possível usar atalhos do teclado para agilizar suas buscas. O Ubiquity abre uma barra semitransparente em cima de sua tela cada vez que você pressionar um atalho do teclado.

O aplicativo oferece comandos já associados às teclas e também permite que você personalize os seus atalhos. Infelizmente, essa personalização não é tão simples para usuários leigos. Ainda assim, o complemento permite uma navegação ainda mais rápida graças aos atalhos.

1 - Peers

No topo do nosso ranking temos uma extensão que transforma a barra de endereços em um campo de busca. Pode ser que muitos considerem o complemento desnecessário já que a barra de busca do Google fica bem ali do ladinho.

Mesmo assim, o Peers é um add-on útil do Firefox porque mostra resultados de vários buscadores ao mesmo tempo que escrevemos. Isto é, esta extensão do Firefox oferece resultados em tempo real para qualquer palavra-chave que você coloque no campo de pesquisa.

Basta digitar o que você quer no mesmo campo das URLs e você poderá abrir diretamente a página que você está procurando sem ter que carregar o Google, ou qualquer outro mecanismo de busca você estiver usando.

Mais do TechTudo