Publicidade

Por Bruno do Amaral; Para O TechTudo


Em uma época em que praticamente só se ouve falar de processadores para tablets e smartphones, a fabricante VIA anunciou sua nova família de CPUs dual-core de baixo consumo de energia nesta segunda-feira (9). Chamado de VIA Nano X2 E-Series, os equipamentos prometem uma arquitetura e performance avançadas e otimizadas para trabalhar com as aplicações mais pesadas no ambiente 64 bits x86 em aparelhos dedicados como televisores ou gravadores.

VIA Nano X2 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Disponível nos modelos de 1,2 GHz e 1,4 GHz, o processador utiliza um processo de fabricação nanoscópico em apenas 40 nm e combina dois núcleos de 64 bits na placa. Isso quer dizer na prática que tarefas como abrir vários aplicativos pesados, incluindo multimídia, ao mesmo tempo são realizadas com maior fluidez e segurança, mas com menor consumo de energia.

Como se pode perceber, o Nano X2 não é exatamente um processador para desktops grandes, mas sim televisores, set-top -boxes (conversores digitais de TV) e sistemas comerciais de demonstração. Dessa forma, o CPU permite aplicações em ambientes virtualizados, garantindo encriptação de dados em tempo real sendo realizada pelo hardware, melhorando a proteção do sistema.

Por serem nativamente compatíveis com sistemas 64 bits, permitem melhor aproveitamento de sistemas operacionais como o Windows 7 ao lidar com um grande volume de dados de maneira rápida. A VIA garante que o processador Nano X2 é totalmente compatível com os OS Windows CE e Linux, inclusive também permitindo o upgrade a partir dos chips Eden, Eden X2, C7 e Nano E-Series por contar com o mesmo número de pinos (natural, já que são da mesma fabricante). O produto deverá ser lançado no segundo semestre deste ano.

Mais do TechTudo