Publicidade

Por Vivian Fiorio; Para O TechTudo


Nível: Básico
Recursos Necessários: Windows 7, Windows Virtual PC
Número de Passos: 5

A cada nova versão do Windows surgem divergências quanto às funcionalidades e aos recursos perdidos ou modificados de uma edição para a outra. E se você utilizava o Windows XP e instalou o Seven na sua máquina, provavelmente você ainda precisará lidar com a incompatibilidade de alguns aplicativos não atualizados para a nova versão.

Para resolver este problema, a Microsoft disponibilizou a seus usuários o Windows XP Mode, um recurso que oferece diversas vantagens para aqueles que de algum modo ainda precisam do Windows XP, como para executar estavelmente alguns programas mais antigos no Windows 7.

O XP Mode pode ser utilizado em computadores que possuem as versões Professional, Enterprise e Ultimate do Windows 7, e é executado ao inserir um tipo de cobertura de compatibilidade de aplicativos. Veja como fazer isso:

Passo 1. Faça o download do XP Mode aqui no TechTudo. Na mesma página, ao clicar em download, baixe o aplicativo com o Windows Virtual PC, que é usado, entre outras funções, para que o XP Mode funcione corretamente.

Fazendo o download (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Passo 2. Depois de fazer o download do Virtual PC e do XP Mode, será necessário definir o local onde você deseja salvar o programa.

Definindo local para instalação (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Passo 3. Vá até o menu Iniciar e clique na pasta do Windows Virtual PC. Selecione a opção "Windows XP Mode" e, em seguida, depois de aplicar as atualizações, reinicie a máquina.

Abrindo o menu Iniciar (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Passo 4. Depois de reiniciar, avance as páginas de instalação e defina uma senha de acesso, lembrando de marcar a opção "Memorizar credenciais" antes de prosseguir.

Definindo senha (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Instalando o Windows XP Mode (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Passo 5. Assim que isto for feito será mostrado um ícone na área de trabalho, e toda vez que você quiser usar o XP, basta clicar sobre ele.

A navegação acontecerá de maneira semelhante ao realizado no Windows XP, porém há algumas diferenças no menu, como as opções "Ação", que permite executar tarefas simples como maximizar ou reiniciar; "USB", que mostra todos os componentes que estão conectados a estas portas; "Ferramentas", que, por sua vez, conta com "Habilitar Recursos de Integração", onde é necessário clicar para que ocorra interação entre o Windows XP e o 7; e o "Ctrl+Alt+Del", que te dá acesso ao gerenciador de tarefas.

Windows XP Mode rodando no Windows 7 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo